segunda-feira, 24 de outubro de 2011
A Árvore dos Problemas
Certo fazendeiro resolve contratar um carpinteiro para uma série de reparos em sua propriedade. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu de seu carro furou, fazendo com que ele deixasse de ganhar uma hora de trabalho. Sua serra elétrica quebrou, e aí ele cortou o dedo. Como se não bastasse, no final do dia, seu carro não funcionou.
Assim, o fazendeiro resolve oferecer carona para casa. Percorrida a viagem, o carpinteiro convidou-o a entrar e conhecer sua família. Quando os dois se dirigiam à porta da casa, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
Ao abrir a porta de casa, o carpinteiro já parecia outro: os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso. Ele abraçou os filhos e beijou a esposa.
Após uma alegre refeição, o fazendeiro agradeceu e despediu-se de todos. O carpinteiro acompanhou seu convidado até o carro.
Assim que passaram pela árvore, o fazendeiro questionou seu anfitrião sobre o motivo pelo qual ele tocara na planta antes de entrar em casa.
- Ah! Esta é a minha planta dos problemas. Eu sei que não posso evitar todos os problemas no meu trabalho, mas eles não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo meus problemas nesta árvore quando chego em casa, e só os pego de volta no dia seguinte. E o senhor quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando volto para buscar meus problemas, eles não são nem metade daquilo que eu lembro de ter deixado na noite anterior.
Jamais descarregue seus problemas e frustrações nos outros, principalmente naqueles que você tanto ama.
Extraido de um site motivacional
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
SOLENIDADE DE TROCA DE COMANDO EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS-GO
Solenidade de Posse que se realizou no dia 18/10/2011, as 10h00minh, no auditório do Fórum,
em Águas Lindas de Goiás GO.
Estiveram presentes varias autoridades civis e militares, representantes do Rotary, Lions,
Maçonaria e sociedades organizadas do Município, na troca de comando do 13º CRPM-GO,
região de Águas Lindas de Goiás, e outros Municípios.
Assumindo o Comando o Cel. Elias.
Pedimos que o Grande Arquiteto do Universo guie seus passos e o proteja nessa nova missão.
Abrilhantando a Cerimonia de Posse. A Banda da Policia Militar de Goiás.
O Evento contou com a presença da Loja Maçônica Mensageiros da Arte Real nº 3.189.
Oriente de Águas Lindas de Goiás.
Que enviou os seus membros para prestigiar a posse do Ir.: Elias.
Estiveram presentes:
Os IIr.: Gibrail, Pedroza, Demerval, Lanusse, Nildomar, Mauro, Clóvis, Jadir e Cícero.
Fotografias Ir.: Cícero Carvalho
Postagem Ir.: Cícero Carvalho
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
O PAGAMENTO DOS OBREIROS E O AUMENTO DE SALÁRIO
Na Maçonaria operativa, os
obreiros recebiam o seu pagamento em quantidades de sal, azeite, trigo, etc.
Na Maçonaria especulativa, os obreiros também
recebem o seu pagamento e têm direito a aumento de salário. O ensinamento é
ministrado através de símbolos e alegorias, apesar de o pagamento ser
simbólico, ele deve ser efetuado em todas as reuniões para que os obreiros
fiquem contentes e satisfeitos.
O pagamento dos obreiros são as instruções
ministradas no dia a dia das lojas maçônicas. Quanto mais ensinamentos, maior o
pagamento efetuado aos obreiros, e maior a satisfação.
Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento
moral e espiritual. É na prática das virtudes que se dá o aprimoramento de
nosso ser. O trabalho do maçom é o trabalho solitário e pertinaz, da construção
do templo interior, não se faz um aperfeiçoamento sem conhecimento e sem
prática, cada um deve ser o próprio arquiteto construtor deste edifício.
A pedra bruta deve ser polida e transformada
em pedra cúbica para ser utilizada na construção do novo ser. A argamassa que
irá ligar as pedras é o cimento místico, que é constituído da soma de virtudes.
O maçom deve procurar
conhecer todo o simbolismo que o cerca, de acordo com suas interpretações e
procurando assimilar o que lhe é passado por outros irmãos. O trabalho coletivo
bem executado é que forma a egrégora da loja.
É importante que ao iniciarmos
uma reunião maçônica, que nós estejamos preparados espiritualmente, para os
trabalhos que iremos participar, loja é uma oficina de trabalho e não podemos
estar preocupados com os problemas e atribulações do nosso cotidiano.
Quanto mais trabalhamos, mais teremos direito
a receber o pagamento, e maior será o benefício que obteremos através da soma
de conhecimento que esteja disponibilizado pelos demais irmãos em loja.
Quando entendemos e
praticamos os belos ensinamentos morais e espirituais que nos são passados
através de símbolos, de lições e exemplos, aí sim, estaremos aptos solicitar um
aumento de salário. O aumento de salário é simbólico, mas o seu significado
para cada obreiro é de um valor inestimável, pois, quando tudo está justo e
perfeito poderemos receber uma melhor remuneração pelo trabalho executado. Com
o aumento de salário, podemos auferir de novos benefícios, poderemos evoluir e
crescer na busca da perfeição, quando poderemos, então, ter o conhecimento
alquímico e saber sobre o manejo da pedra de toque, a pedra filosofal,
transformando os metais inferiores (vícios, defeitos, etc), em ouro
(aprimoramento moral e espiritual). Só com conhecimento se consegue transformar
o que é simbólico em realidade.
Passaremos a entender o verdadeiro sentido
simbólico do tronco de beneficência na frase: quem tem põe, quem não tem tira.
Quem tem muito a dar de ensinamento, doa para a loja e deixa o saber à
disposição dos demais irmãos, aqueles que não o têm, se quiserem podem colher
estes ensinamentos, estes estão disponíveis, mas é preciso querer.
Temos necessidade e obrigação de buscar
constantemente o aperfeiçoamento de nosso ser, com a nossa transformação
interna, influenciamos aos que estão ao nosso redor. Mas, temos que ter
consciência que devemos começar esta mudança primeiramente a partir de nossa
transformação pessoal.
Cada um recebe o seu
pagamento, de acordo com o trabalho apresentado, mas o aumento de salário deve
ser obtido apenas por aqueles que tenham merecimento.
Autor do trabalho:
PEDRO NEVES .'. 33.'. MI.'. MRA
Extraido site: Pedroneves.recantodasletras
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
terça-feira, 11 de outubro de 2011
DEPENDE DE MIM
![]() |
Minha função é escolher que tipo de dia que vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a rua.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um teto que abrigue minha família e meus pertences.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está à minha frente, esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma ao meu dia e ao mundo.
Tudo depende só de mim.
Autor desconhecido
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Os inseparáveis.

Por: Wender Oliveira.
Certo dia o irmão Pedroza me pede a difícil tarefa de redigir algumas
palavras referentes a um assunto que na hora não imaginei quão difícil seria:
falar sobre o irmão Lázaro.
Não só nosso irmão, mas meu pai, Lázaro iniciou seu histórico maçônico
no início dos anos 90 e desde lá “encostou” no irmão Pedroza. Tamanho carinho e
amizade eram difíceis de ser encontrada. E hoje o respeito e a dedicação se
somam àquelas virtudes.
Por muitos e muitos anos esses dois irmãos eram como unha e carne em
suas visitas. Lázaro, com sua sede de maçonaria, ligava quase que diariamente
para o irmão Pedroza em busca de novos horizontes, novas lojas para que
visitassem.
Brasília e Goiás não eram suficientes e até mesmo a Bahia foi
desbravada por esses peregrinos em suas caminhadas nômades.
Em dias de dificuldade, com pesares e problemas profanos, a
desmotivação surgia junto ao crepúsculo, e minutos depois um telefonema que
insistia que não se deveriam dar-se por vencidos e seguir em frente em mais um
dia de trabalho junto à pedra bruta. Era Lázaro cobrando de Pedroza a visita
combinada.
Depois de alguns anos de peregrinação chegou um momento marcante.
Deu-se no leito da União e Concórdia, em Brazlândia-Df, a criação de uma nova
loja chamada Mensageiros da Arte Real.
Pedroza, um dos percursores dessa loja, trabalhou ativamente para
erguê-la, fundá-la e recrutar novos irmãos. A seu lado, seu fiel escudeiro,
como uma sombra, estava o irmão Lázaro, que apesar de não ser um fundador de
direito, é um fundador de fato.
Depois de vários anos operando na União e Concórdia, a Mensageiros da
Arte Real foi para o templo da loja Solidariedade Ceilandense em Ceilândia-Df.
E junto foram os irmãos Pedroza e Lázaro. Em seguida para o templo da oficina
Estudo e Trabalho em Vicente Pires até que conseguiram erguer seu próprio
templo em Águas Lindas - GO.
E depois de tantos anos, o mosqueteiro Pedroza e seu D’artgnan, o irmão
Lázaro, continuam seus trabalhos. Pedroza cita que por vezes agradecia o
carinho e ao incentivo recebido pelo irmão Lázaro que o retrucava com a
seguinte frase:
- Meu Irmão, você não tem que agradecer. Quem deve agradecer sou eu por
estar contigo e por ter me apresentado tantas lojas.
Encerro esse relato com orgulho e gratidão a esses dois irmãos e à suas
histórias, e com a certeza de que o que sou hoje é fruto desses dois
“inseparáveis”.
Ir.: Lazaro
A Mensageiros da Arte Real reconhece a sua
valiosa contribuição, sempre disponível para compor o quadro de nossa Loja, sua
disponibilidade, carinho e amor, o faz de fato, fundador de nossa oficina.
Conclusão
São maçons como esses que nunca souberam o significado da palavra
desmotivação, são exemplos a serem seguidos por todos nós.
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
terça-feira, 4 de outubro de 2011
O Principal na Vida.......
Conta à lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: “Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal”. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechara para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal....
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas joias, pós a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.
“Você só tem oito minutos.”
Esgotado os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedra preciosa, correu para fora da caverna e a porta se fechou..... Lembrou-se, então, que a criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!!!
O mesmo acontece, às vezes conosco.
Temos uns oitenta anos para viver neste mundo.
Somos advertidos: “Não se esqueça do principal”.
E o principal são os valores espirituais, a oração, a vigilância, a família, os amigos, a vida!!!
Mas a ganancia, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado.....
Assim, esgotamos os nosso tempo aqui, e deixamos de lado o essencial: “Os tesouros da alma”.
Que jamais nos esqueçamos de que a vida, neste mundo, passa rápida e que a morte chega de inesperada. E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerão as lamentações.
Portanto, que jamais nos esqueçamos do principal.......
----
Texto enviado pelo Ir.: Adolfo Valadares
Esse texto foi publicado no Jornal da Grande Loja set/2011, Goiania-GO
Lido pelo V.: M.: Wandayk ,da A.:R.:L.:S.: Estrela D`Alva nº 16, em sessão conjunta com a Loja Mensageiros da Arte Real nº 3.189 Oriente de Águas Lindas de Goiás-GO.
---
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
Cavalinho
Certa tarde, um homem saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e outra de quatro anos. Em determinado momento da caminhada, Helena, a mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava muito cansada para continuar andando.
O pai respondeu que também estava muito cansado. Diante da resposta, a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole".
r
Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou a Helena, dizendo:
- Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha! Ele irá ajudá-la a seguir em frente.
A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazê-la parar de galopar.
A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai sobre como devia entender a atitude de Helena. O pai sorriu e respondeu:
- Assim é a vida, minha filha. Às vezes, estamos física e mentalmente cansados, certos de que é impossível continuar. Mas encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez. Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção...
Assim, quando você se sentir cansado ou desanimado, nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo.
Lembre-se: sempre haverá um "cavalinho" para cada momento.
--------------
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
Assinar:
Postagens (Atom)

