quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os Segredos da Maçonaria



    Vamos tratar de um assunto amplamente discutido e muito importante: “Os segredos da Maçonaria”. Dizem que “se a Maçonaria fosse uma boa coisa, não precisaria de tantos segredos”. Permitamos responder essa acusação tola, dizendo inicialmente, que toda organização tem seus segredos, seus assuntos reservados e confidenciais, de interesse restrito a seus membros ou associados. Até o Colégio Apostólico, que era presidido pelo próprio Jesus Cristo, teve seus momentos reservados só para os discípulos e, em outras oportunidades Jesus recomendou-lhes textualmente que não contassem a ninguém aquele seu grande segredo e as coisas vistas por eles. Confira, por favor, alguns textos da Bíblia: Mateus 12:15 e 16; Mateus 16:20; Mateus 17:9; Marcos 8:30; Lucas 9:9 e 9:21.  Os segredos da Maçonaria não se referem à simples confidências como alguns imaginam; eles vão muito alem disso, é muito mais profundo do que se possa imaginar e têm raízes históricas importantes que evocam uma tradição milenar; eles remontam à construção do Templo de Salomão. Foram recrutados para trabalhar na construção do Templo, 153, 600 mil operários. Era realmente muita gente. Por isso mesmo, foram divididos em três grupos. Mesmo nos dias atuais, com todos os recursos tecnológicos da modernidade informatizada, como “departamento de recursos humanos”, poucas empresas estão aptas a lidar com um número tão grande de funcionários. Agora imaginem naquela época, há mais ou menos três mil anos antes de Cristo, quando não havia papel, maquinas ou computadores para facilitar o trabalho; cartões de ponto, nem pensar! Crachás e outras formas de controle par identificar todo esse pessoal, cada qual em sua categoria ou função. Nem mesmo uma folha de pagamento impressa existia. Contra-cheque? Inimaginável!. Acrescente-se que todos os operários eram analfabetos. Entretanto, ao termino de cada mês ou qualquer outro período de tempo pré-estabelecido, todos deveriam receber seus salários conforme houvesse sido acordado. Diante de tantas dificuldades e limitações as mais diversas, como resolver toda a problemática existente?. Foi então que conceberam e colocaram em pratica uma solução simples, bastante inteligente, que se mostrou eficiente e que funcionou com perfeição. Essa idéia original marcou o primeiro Grande Segredo da Maçonaria, ate hoje preservado. Observem que mesmo depois de decorrido tanto tempo, ele ainda intriga e desafia a muita gente. Para suprir a aquelas inúmeras deficiências, vencer as dificuldades que se antepunham ao inicio da obra grandiosa previamente projetada, foi cria de um sistema de “sinais”, “toques”, “palavras”, e “batidas” especiais, que serviam para identificar cada operário, a que grupo pertencia, qual sua categoria ou função. Somente alguém tão genial, de mente iluminada, poderia conceber essa formula maravilhosa, simples e pratica, que nada tem de mágica, muito menos diabólica, como alguns imaginam. Na verdade a Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. A Maçonaria não é uma religião, como muitos pensam. Também não é uma sociedade secreta, em razão de que sua existência é amplamente conhecida em todo o mundo e tem personalidade jurídica. Para concluir lembramos que as três principais obras da Maçonaria no Brasil são; A Independência do Brasil, abolição da Escravatura e a Proclamação da Republica.

Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
Autor : Ir.: Juarez Pimentel
        Retirado: Consciência nº 90 – Ano 18/2009

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Importancia da Ética na Maçonaria

       
           A abordagem de um assunto complexo exige algumas premissas, que, embora verdades inconcussas, podem ser, muitas vezes, esquecidas, em benefício de interesses pessoais de momento. A primeira premissa esclarece que a Maçonaria é uma Fraternidade. Ora, o substantivo feminino fraternidade designa o parentesco de irmãos, o amor ao próximo, a harmonia, a boa amizade, a união ou convivência como de irmãos. Isso leva à conclusão de que, na organização designada, genericamente, como Maçonaria, ou Franco-Maçonaria, definida como uma Fraternidade, deve prevalecer a harmonia e reinar a união ou convivência como de irmãos. A segunda premissa afirma que a Maçonaria, como uma Fraternidade, deve ser uma instituição fundamentalmente ética. O substantivo feminino ética designa a reflexão filosófica sobre a moralidade, ou seja, sobre as regras e códigos morais que orientam a conduta humana; refere-se, também, à parte da Filosofia que tem por objetivo a elaboração de um sistema de valores e o estabelecimento dos princípios normativos da conduta humana, segundo esse sistema de valores.
 Sendo a Maçonaria, até pela sua definição, uma organização ética, devem ser rígidos os códigos de moral e alto o sistema de valores, que orientam a conduta entre Maçons. Todos os códigos Maçônicos ressaltam a importância dos valores éticos entre Maçons, ou seja, entre Irmãos. Isso está bem evidente em disposições inseridas em textos constitucionais, as quais, com pequenas variações de Obediência para Obediência, afirmam que, entre outros, são deveres do maçom: "Reconhecer como Irmão todo maçom e prestar-lhe, em quaisquer circunstâncias, a proteção e ajuda de que necessitar, principalmente contra as injustiças de que for alvo; Haver-se sempre com probidade, praticando o bem, a tolerância e a fraternidade humana". E completam, destacando que: "Não são permitidas polêmicas de caráter pessoal nem ataques prejudiciais à reputação de Irmãos, nem se admite o anonimato". A ética, todavia, não fica restrita apenas às relações entre maçons, mas, também,, às destes com as Obediências que os acolhem, principalmente nas referências a estas, ou aos seus dirigentes, em textos escritos. Isso está bem caracterizado no dispositivo legal, que admite ser direito do maçom: "Publicar artigos, livros, ou periódicos que não violem o sigilo maçônico nem prejudiquem o bom conceito da (do) Grande Loja (Grande Oriente)".
A par, entretanto, dessa ética de caráter interno, há aquela reconhecida em todos os meios sociais e que considera atentatórias às regras e códigos morais das sociedades ditas civilizadas, e ocorrem todos os dias, na sociedade atual, principalmente em épocas de campanha eleitoral, de crises econômicas, de tumulto social ; ocorrem, também, nos meios onde a intriga e os mexericos fazem parte do ofício e trazem dividendos financeiros, como é o caso das "colunas sociais" e da mídia especializada em futricas de rádio, televisão e teatro. É claro que ocorrem! A sociedade atual, graças ao esgarçamento de sua estrutura familiar e ao avanço avassalador da amoralidade, é, hoje, altamente antiética : a solidariedade é moeda em baixa; o respeito às demais pessoas é praticamente inexistente; o acatamento da lei e da ordem vai escorrendo pelo ralo; a deslealdade, no sentido de auferir vantagens, vai de vento em popa; quem está por cima, pisa na cara de quem está por baixo; e quem está por baixo tenta puxar o tapete de quem está por cima. A Maçonaria, contudo, deveria dar o exemplo de moral e de ética. Afinal de contas, ela afirma, em todas as suas Cartas Magnas, que:
"Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. (...) Proclama que os homens são livres e iguais em direitos e que a tolerância constitui o princípio cardeal nas relações humanas, para que sejam respeitadas as convicções e a dignidade de cada um".
Nem sempre, porém, isso acontece. A Instituição maçônica, doutrinariamente, é perfeita, mas os homens são apenas perfectíveis. Procuram se aperfeiçoar, mas muitos nem sempre conseguem o seu intento, mesmo depois de muitos e muitos anos de vida templária, persistindo nas atitudes aéticas e antiéticas, que lhes embotam o espírito e assolam o ideal de solidariedade, de moral e de respeito à dignidade humana. Para aqueles que pretendem, realmente, se aperfeiçoar, valem os conselhos contidos numa mensagem encontrada na antiga igreja de Saint Paul, em Baltimore, datada de 1692 :
"Vá plácido entre o barulho e a pressa; lembre-se da paz que pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem capitular, esteja de bem com todas as pessoas. Fale a sua verdade, clara e calmamente; e escute os outros, mesmo os estúpidos e ignorantes, pois também eles têm a sua história. Evite pessoas barulhentas e agressivas. Elas são tormento para o espírito. Se você se comparar a outros, pode se tornar vaidoso e amargo, porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você. Desfrute suas conquistas, assim como seus planos. Mantenha-se interessado em sua própria carreira, ainda que humilde; é o que realmente se possui, na sorte incerta dos tempos. Exercite a cautela nos negócios, porque o mundo é cheio de artifícios. Mas não deixe que isso o torne cego à virtude que existe; muitas pessoas lutam por altos ideais e, por toda parte, a vida é cheia de heroísmo. Seja você mesmo. Principalmente, não finja afeição, nem seja cínico sobre o amor, porque, em face de toda aridez e desencanto, ele é perene como a grama. Aceite, gentilmente, o conselho dos anos, renunciando, com benevolência, às coisas da juventude. Cultive a força do espírito, para proteger-se, num infortúnio inesperado. Mas não se desgaste com temores imaginários. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão. Acima de uma benéfica disciplina, seja bondoso consigo mesmo. Você é filho do Universo; não menos que as árvores e as estrelas, você tem o direito de estar aqui. E que seja claro, ou não, para você, sem dúvida o Universo se desenrola como deveria. Portanto, esteja em paz com Deus, qualquer que seja a sua forma de conhecê-lo, e, sejam quais forem sua lida e suas aspirações, na barulhenta confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma. Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, este ainda é um mundo maravilhoso. Esteja atento"! 

Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
Retirado do site :Loja Maçonica Brasilia
Autor :José Castellani

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A Morte do Venerável








- Já passava das duas horas da madrugada quando o 1º Vigilante de uma pequena Loja Maçônica, ligou para a residência do Grão-Mestre , insistindo em falar com ele em uma urgência nunca antes vista.
Demorou um pouco até que a cunhada fosse acordar o Grão-Mestre Adjunto.
- "Que é que há de tão urgente, meu irmão?", falou o Grão-Mestre .
- "Eminente, o Venerável Mestre de minha Loja acabou de falecer", disse o 1º Vigilante ofegante - "Posso ficar no lugar dele?"
- "Bem" - disse o Grão-Mestre - "Se o caixão for do seu tamanho, por mim está ótimo".


Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho
Extraido do: Blog da Maçonaria
Autor : Ir.: Mafaldo

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Acácia

Acácia: a planta símbolo por excelência da Maçonaria; representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza:. A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico:. Os antigos costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas:. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura:
“Conduziram-no, ao cair da noite, para o monte Moriah, onde o enterraram, assinalando a sepultura com um ramo de acácia” – Sobre o assassinato de Hiram (Ritual de M.’.)
“Os mestres que foram à procura do Mestre Hiram Abif, encontraram um monte de terra que parecia cobrir um cadáver, terra recentemente removida, e para distinguir o local, plantaram ali, um ramo de acácia” – Sobre o assassinato de Hiram (O Livro de Hiram – Christopher Knight e Robert Lomas – Editora Madras)
Acácia Amarela,
planta bíblica e sagrada.
Estás bem guardada, tal cinderela,
E ilumina-te
ao coração do mestre.
És cultuada,
e pela vida eterna: serás amada!
Acácia Amarela,
és pura!
Nasceste talhada em madeira dura: indestrutível.
Caminhastes junto à imortalidade,
Fostes sim, madeira de cetim, a coroa de cristo,
o símbolo da sabedoria.
És universal
Imputrescível, incorruptível,
e abraça-te à tua sorte.
És inatacável pelos elementos do mal
e decide-te, enfim, por tua própria morte.
Quem és tu, Acácia Amarela?
Uma leguminosa a gerar teus frutos,
um cometa a inventar arbustos,
ou uma planta mágica
(shitat, em hebraico)?
Exaltada pela história
és o símbolo dos sustentáculos,
lapidada em mãos,
transportada em arcas, mesas e tabernáculos.
És tradição.
És incompreensível.
Onde estará a chave dos teus segredos?
Na ritualística da ressurreição de Hiram
ou na serenidade do espírito e da alma?
Mais do que planta, és riquíssima!
És a consagração de Deus,
a espiritualidade da conduta pura,
da qualidade moral
e da pureza da vida.
Mais do que teu silêncio
simbolizas o disco solar em teus limites.
És parceira de frutos raros, como a romã.
Tuas folhas, fecham-se junto à noite escura,
abraçando-se umas às outras como irmãs.
Mas novamente
abrem-se plenamente ao beijarem a luz do sol,
pelas manhãs.
Oh! Acácia Amarela
declara-te culpada.
Pois és espírito, inocência e filosofia.
És o nosso interior,
nossa personalidade
e pura poesia.
Autor Ir.’. Wildon Lopes da Silva
ARLS Mount Moriah Nº 3327 • GOSP
Retirado da Revista Universo Maçonico

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fique Alerta, você pode estar pre-diabetico

Fique Alerta !


É muito comum ouvirmos que alguém tem começo de diabetes, mas nem sempre a população sabe o que é isso. Este artigo tenta explicar o que é o começo de diabetes e o que devemos fazer quando este diagnóstico é realizado e mostrar os riscos que esta situação representa.
O que é começo de diabetes, pré-diabetes, intolerância ao teste de glicose ou glicemia de jejum alterada?
O termo popular “começo de diabetes” corresponde ao termo médico pré-diabetes, que indica ser o primeiro passo para o desenvolvimento da doença. O termo pré-diabetes é utilizado desde 2002, quando substituiu os termos “intolerância ao teste de glicose” e “glicemia de jejum alterada”.
Em 2003, a Federação Internacional do Diabetes – FDI divulgou que há mais de 300 milhões de pessoas no mundo com pré-diabetes. Este número mostra que a cada 10 pessoas, aproximadamente uma tem pré-diabetes.
Para sabermos se uma pessoa tem pré-diabetes, dois testes podem ser realizados. Na verdade, são os mesmos testes para descobrirmos se uma pessoa tem diabetes. Estes testes são: glicemia de jejum e teste oral de tolerância à glicose (TOTG). O TOTG é um teste em que o paciente ingere um líquido contendo 75 gramas de glicose (tipo de açúcar) e depois de 2 horas o laboratório mede sua glicose no sangue (glicemia).
Os Valores dos Testes para definirmos Pré-Diabetes ou Diabetes são:
• Para glicemia de jejum, consideramos normais valores abaixo de 100mg/dl. Entre 100 e 125mg/dl, denominamos pré-diabetes. Acima de 126mg/dl, constatamos que a pessoa já é portadora de diabetes.
• Para o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), uma pessoa tem valor normal, se estiver abaixo de 140mg/dl. Entre 140 e 200mg/dl, é pré-diabético. Maior que 200mg/dl, definimos diabetes mellitus.
Para definirmos pré-diabetes ou diabetes mellitus, podem ser realizados os dois exames ou o exame com resultado alterado deve ser repetido pelo menos mais uma vez.
Quem precisa fazer teste para descobrir que tem Pré-Diabetes?
Nem todas as pessoas precisam fazer o teste para saber se têm pré-diabetes. O teste de glicemia para o diagnóstico de pré-diabetes ou de diabetes mellitus deve ser realizado por todas as pessoas com mais de 45 anos de idade e especialmente se estiverem acima do peso ideal. Algumas pessoas com menos de 45 anos e acima do peso ideal também devem realizar o teste, principalmente se tiverem um dos seguintes fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes:
• Familiar bem próximo com diabetes (pai, mãe, irmãos e filhos);
• Sedentarismo (pessoas que não realizam atividade física);
• Mulheres que tiveram filhos que nasceram com mais de 4kg;
• Hipertensão arterial;
• Colesterol ou triglicérides alterados;
• Síndrome dos ovários policísticos ou acantose nigricante (escurecimento da pele da nuca e das axilas, em geral);
• História de doença vascular.
Que riscos uma pessoa que tem Pré-Diabetes sofre?
Estudos médicos mostram que uma pessoa que tem pré-diabetes tem risco maior de ter infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame cerebral), problemas nos olhos, nos rins, nos nervos e nos vasos sangüíneos, comparados com uma pessoa que não tem pré-diabetes.
Outro estudo mostra que a cada 100 pessoas com pré-diabetes, 11 podem desenvolver a doença a cada ano, se não forem tomadas medidas preventivas.
O que devo fazer se eu tenho Pré-Diabetes? Existe Prevenção? Cura? Posso me tornar Diabético?
Infelizmente ainda não há remédios bastante eficazes para prevenir o pré-diabetes e o diabetes. A melhor prevenção ainda é a realização freqüente de atividade física e ter uma alimentação saudável. Ambos ajudam a perder peso, evitar a hipertensão arterial e diminuir o risco de problemas cardíacos.
O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de pré-diabetes e diabetes. As pessoas que estão acima de seu peso ideal desenvolvem resistência à insulina, ou seja, estas pessoas precisam de mais insulina do que uma pessoa magra para que a glicose do sangue possa entrar nas células do corpo. Quando o pâncreas, que produz a insulina, não conseguir fabricar a quantidade suficiente de insulina, há o desenvolvimento do diabetes.
Alguns remédios podem até ajudar, mas nenhum se mostrou melhor do que a atividade física e a alimentação saudável. Ambos dependem exclusivamente do empenho de cada pessoa para que o bjetivo seja alcançado. Quem se esforçar mais para perder peso terá mais chance de prevenir e de até voltar à condição de glicemia normal.
Assim como o diabetes, não há cura para o pré-diabetes. O que pode ocorrer é uma pessoa pré-diabética ou diabética voltar a ter glicemia normal após realizar as medidas de prevenção que já citamos, geralmente associadas à perda de peso. Se voltar a engordar, as condições de pré-diabetes e diabetes podem voltar. Portanto, não adianta só perder peso, mas sim, o mais importante é manter o peso adequado, continuando a realizar exercícios e a se alimentar adequadamente.
Você pode contribuir para evitar o Pré-Diabetes e o Diabetes da seguinte forma:
• Evitar o sobrepeso e a obesidade, mantendo-se dentro do peso ideal para sua altura;
• Realizar uma alimentação saudável, evitando excessos de gorduras, açúcar e massas.
• Preferir alimentos integrais (farinha integral, arroz integral, etc...), verduras, legumes, frutas, queijos brancos, carnes magras, etc;
• Não exagerar na quantidade de alimentos consumidos em cada refeição;
• Praticar uma atividade física de 3 a 4 vezes por semana;
• Realizar o exame da glicemia se estiver indicado.
Além disso, outras medidas também são importantes para se ter uma vida saudável:
• Controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue;
• Evitar excesso de sal na alimentação e
• Não fumar.
Caso você descubra que tem pré-diabetes, isto não é motivo para desespero.
Você é o principal responsável para controlar a doença e evitar complicações. Apesar de não ser tão fácil, todos devem adquirir hábitos de vida cada vez mais saudáveis.
Procure ter acompanhamento de um médico e de um nutricionista, seguindo suas recomendações.

Fonte: “Pote de Mel” – Publicação do NEADHC - Núcleo de Excelência em Atendimento ao Diabético do HC


Seja feliz

As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram, para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre e para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
Ninguém jamais foi honrado pelo que recebeu. A honra é a recompensa pelo que se deu.
Mostre-me um homem que não se importa em realizar coisas pequenas e eu lhe , mostrarei um homem a que não se pode confiar grandes realizações;
Um homem não está acabado quando enfrenta uma derrota ou uma falência. Ele está acabado quando desiste, mas lembre-se que a personalidade tem o poder de abrir as portas, mas é o caráter que as mantém abertas.
Este texto foi extraido de um site motivacional
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho

De Pescador pra pescador

 -Um amigo curioso por ver que todas as vezes,
   que  o japonês voltava da pescaria, vinha 
   cheio de peixes; resolve indagar.
 -O senhor Hiro, que tipo de isca o
   senhor usa pra pescar?
 - E o japonês respondeu:
 - Taron!
 - Taron? que bicho é esse?
 - Pergunta o amigo.
 - Taron de cheque!!!!!!!!!