quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PELA AÇÃO OU PELA OMISSÃO,

 INFORMATIVO BARBOSA NUNES


PELA AÇÃO OU PELA OMISSÃO,
SOMOS ARQUITETOS DO FUTURO
Artigo do Grão Mestre Barbosa Nunes publicado em 28.02.2012
           Através de frases curtas, objetivas, comunicativas e de fácil interpretação, leva-se a mensagem com maior conteúdo. Frase é uma reunião de palavras que formam um sentido completo. É uma sentença curta e direta. A frase atravessa séculos e milênios, quando feita e inspirada na sabedoria. Registro neste artigo uma primeira frase produzida antes de Cristo. Hoje, mais do que nunca, deveria ser para o homem público de boas intenções e para o cidadão de uma maneira geral, guia para o seu comportamento.
Mas diante dos acontecimentos que vêm ocorrendo na sociedade brasileira, em todos os poderes públicos, privados, religiosos e outros, é uma frase assustadora e muito mal recebida. Em época do regime militar era, inclusive, frase perigosa para quem a proferia.
Há 2065 anos, exatamente no ano 55 a.C., Marcus Tullius Cícero, poeta, filósofo, senador, uma das mentes mais versáteis da Roma Antiga, orador impressionante, advogado de sucesso e apreciado, principalmente pelo seu humanismo, trabalhos filosóficos e políticos, disse a seguinte frase:
“O orçamento nacional deve ser equilibrado. As dívidas devem ser reduzidas. A arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governos estrangeiros devem ser reduzidos se a nação não quiser ir à falência. As pessoas devem, novamente, aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública.” Em outra e curta frase resumiu: “O maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade.”
Sobre a impunidade muitas afirmativas conjugam todo o pensamento com Cícero, senão vejamos.
De Marquês de Maricá, pseudônimo de Mariano José Pereira da Fonseca, político carioca, que nasceu e viveu no Rio de Janeiro entre 1773 a 1848: “O sistema de impunidade é também o promotor dos crimes.”
“O problema fundamental é a impunidade, que criou um tipo de cultura.” Mário Covas, senador e governador de São Paulo, falecido em 22 de janeiro de 2001.
“A impunidade gera audácia dos maus.” Carlos Lacerda, governador do Rio de Janeiro, falecido em maio de 1977.
Ainda do Marquês de Maricá: “A impunidade tolerada pressupõe cumplicidade.” “A impunidade promove os crimes, e de algum modo os justifica.” “A impunidade é segura, quando a cumplicidade é geral.”
Quando a corrupção na vida pública brasileira vai tornando-se natural; quando estamos na perspectiva, até já antecipada, de que crimes como o mensalão estarão prescritos em 2013 e os seus julgadores não terão o tempo, segundo se anuncia, de lerem as centenas de milhares de páginas; quando a Suprema Corte da justiça brasileira não se define, empatando um julgamento de posse de um senador que já foi alvo de muitos escândalos, deixando para um só homem iluminado e de “sabedoria divina”, decidir pela justiça e verdade, nós ficamos perplexos e atônitos, não tendo a certeza para onde estamos indo.
Corrupção e impunidade estão juntas. Muitos acreditam que os corruptos flagrados pela Polícia Federal, Ministério Público e jornalismo investigativo, são dignos de piedade.  Constrangedoramente aparecem na TV, jornais, ora chorando, ora dizendo que são perseguidos pela imprensa, também afirmando que, são articulações de adversários políticos e outro, fazendo declaração idiota e falsa à presidente da República, tentando comovê-la para mantê-lo no cargo.
A moralidade no serviço público está melhorando. A presidente Dilma Rousseff, como não permitiu em outros casos, continuará sendo rigorosa e não permitirá que o orçamento de um ministério específico para socorro, sobretudo, em tempos de seca ou de excessivas chuvas, seja carreado para um só estado, com fins políticos, enquanto outros estão se derretendo e sepultando vivos, muitos dos seus habitantes.
O povo acredita, daí decorrendo o seu alto índice de aceitação, que a presidente Dilma não se afastará, pela sua história pessoal, do combate à corrupção.
Corrupção e impunidade, fatores que caracterizam a cultura brasileira. Se não tivermos alterações em nossas leis e no sistema de fiscalização pública, a impunidade continuará acelerando o crescimento da estatística criminal. Estamos chegando, se não houver paradeiro, ao ponto previsto pelo maçom, jurista, escritor e político brasileiro, Rui Barbosa, quando em discurso intitulado historicamente de “Oração aos Moços”, pronunciado como paraninfo da turma de 1920, da Faculdade de Direito, do Largo de São Francisco, em São Paulo, disse: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
Neste artigo, trazendo o exemplo de Cícero para a atualidade, citei frases de brasileiros enfocando corrupção e impunidade. Não esperançoso, mas certo que os profissionais do sistema de segurança em Goiás, Polícias Civil e Militar, estão reforçados e motivados por terem assumido recentemente os seus comandos, a delegada Adriana Accorsi e o coronel Edson Costa Araujo. Com ela, profissional competente, comunicativa e primeira mulher a assumir a direção geral, integrei reuniões voltadas para os direitos humanos e o problema de drogas. O coronel Edson Costa Araujo é homem probo, humano, profissional sério e maçom que honra nossa instituição em Goiás. Cumprimentamos o governador Marconi Perillo pelas duas designações.
O Comandante da Polícia Militar de Goiás, em suas repetidas afirmativas à imprensa e ao Jornal Opção, (edição de 8 de janeiro), fez a seguinte declaração: “A corrupção vem trazendo consequências danosas. Vemos os pináculos da República sendo atingidos de forma violenta. Isso não nos deve assustar pelas figuras atingidas, mas pelo patamar que alcançou. O Brasil precisa fazer uma reflexão profunda sobre a questão ética e moral para podermos realmente passarmos o país a limpo.”
Parabéns doutora Adriana Accorsi e coronel Edson Costa Araujo pela missão de relevância assumida e que nós goianos confiamos e estamos mais seguros, especialmente, na repressão que deve ser cada vez mais intensa ao tráfico de drogas e ao uso do álcool por pessoas que conduzem veículos.
Estou há 15 anos no trabalho de prevenção ao uso de drogas, via Programa Maçonaria Contra as Drogas – A Favor da Vida, instituído em 1997, junto com José Ricardo Roquette e as orientações de dois seres humanos referenciais que precisam mais reconhecimento da família goiana. Professora Maria Sônia França e o saudoso e inesquecível Jamil Issy.
Com eles aprendi muito e transmito neste momento em que todos se voltam para o problema do crack e na recuperação dos usuários, de que esta ação é importantíssima, por isto, acredito e espero para brevemente, a instalação de vários Credeq (Centro de Recuperação de Dependentes Químicos), que o governador Marconi Perillo, em recepção aos maçons no mês de dezembro, reafirmou de que 3 centros serão instalados em 2012. Outra ação importante é a repressão ao tráfico na extensa fronteira de milhares de quilômetros com Bolívia, Peru e Colômbia, portas de entrada e trânsito da cocaína.
Mas acima destas duas providências está a mais importante, a prevenção. E esta prevenção, lamentavelmente encontra omissão da família, pois o mal dos nossos dias é o desequilíbrio das relações familiares, produzindo jovens vazios e desorientados. Estamos vivendo em um ambiente social profundamente incentivador ao uso de drogas, a começar no interior das famílias, que cultuam a álcool em todas as suas comemorações e tristezas.
Provado está que o usuário do crack não o faz como primeira droga que experimenta, mas sim iniciando pelo álcool, muitas vezes em ambientes e festas familiares. Se a família não investir na prevenção ao uso de drogas, sendo exemplo dos pais para com seus filhos e se prioridade não houver dos poderes públicos na ponta, antes do uso, da experimentação, embora com repressão e tratamento, a situação se agravará. Na verdade a prevenção é um trabalho junto ao não usuário, para que ele não se torne dependente. Este é o caminho maior, a melhor forma de defesa de nossa juventude.


Autor:
Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, delegado de polícia aposentado, professor e Grão Mestre da Maçonaria Grande Oriente do Estado de Goiás – GO.

Postado pelo Ir.: Cicero Carvalho

Por que sai da Maçonaria?

Meus Caros Glebnautas

Recebi de diversos Irmãos e compartilho com todos vocês para nossa reflexão.

Um fraterno abraço.

Itamar Assis Santos
Grão-Mestre 



Saí da Maçonaria  porque era curioso em saber o que se passava lá dentro, quando eu estava fora, e depois de iniciado vi que não tinha graça nenhuma.

Saí da Maçonaria porque muitas vezes via os Irmãos com mais tempo de Ordem do que eu se auto vangloriar por que tinham mais tempo de casa.

Saí da Maçonaria porque me Irritava ver Irmãos chegando atrasado à Sessão.

Saí da Maçonaria porque via Irmãos disputando qual rito era mais bonito e importante.

Saí da Maçonaria porque via Irmãos nos reparando outros, que vinham para
Sessão com o terno amassado, sapato sujo ou de balandrau.

Saí da Maçonaria porque os Irmãos Faltam demais às Sessões.

Saí da Maçonaria porque via os Irmãos muito mais preocupados com o segundo tempo do que com a Sessão.

Saí da Maçonaria porque ela vive de passado, e não de presente e futuro.

Saí da Maçonaria porque a culpa de todas as falhas é do Grão Mestre, e do Venerável Mestre.
Saí da Maçonaria porque via muitas fofocas entre os Irmãos.

Saí da Maçonaria porque Irmãos vão a Sessão satisfazerem suas vontades, e nunca se oferecem a ajudar ninguém.

Pensando Bem:

Não vou sair da Maçonaria, porque a Ordem é iniciática e os passos seguintes devem ser dados por mim, e para ela não ficar sem graça eu também devo ser motivo de inspiração para meus Irmãos.

Não vou sair da Maçonaria porque eu também fui incrédulo quando me vangloriei por ter mais tempo que alguém na Ordem, e devo parar de ser orgulhoso.

Não vou sair da Maçonaria porque quando chego atrasado a Sessão quero que todos entendam o meu motivo, e por ignorante que sou não sou capaz de entender o motivo do outro.

Não vou sair da Maçonaria porque percebi que ela é muito mais importante que seus ritos, e não existem ritos melhores ou piores.

Não vou sair da Maçonaria porque devo parar de reparar nos Irmãos que chegam de terno amassado, e devo ficar feliz por que mesmo de balandrau meu Irmão veio a Sessão.

Não vou sair da Maçonaria porque eu também falto as Sessões e muitos Irmãos me Ligam. Perguntando por que eu faltei. E eu alguma vez já fiz isso?

Não vou sair da Maçonaria porque tenho que parar de criticar meus Irmãos que estão ali mais preocupados como segundo tempo, pois eu também participo e devo recusar os convites já que acho que tão errado nos outros, e mesmo que eu não vá, jamais criticá-los.

Não vou sair da Maçonaria  porque eu também sou responsável pelo presente, objetivando o futuro e devo fazer a diferença onde estou.

Não vou sair da Maçonaria porque não estou ali por causa de seus dirigentes, e se os mesmos falham devo ajudá-los com sugestões e apontamentos de saída dos problemas e não apenas criticá-los.

Não vou sair da Maçonaria porque não devo fazer fofocas de Irmãos, ou não participar de fofocas.

Não vou sair da Maçonaria porque devo ajudar meus Irmãos e estar sempre à disposição e a serviço do outro, e não apenas esperar que os outros fizessem por mim;

Pensando bem eu acreditava que o problema estava-nos outros mas eu cometia todos os vícios que pensava não tê-los, e por isso não vou sair da Maçonaria, porque eu devo sentir em mim ser objetivo de mudança, nunca desistir, quantas vezes queremos tirar os ciscos dos olhos dos outros e não vemos a trave nos nossos olhos. Os problemas muitas vezes estão na gente e não nos outros, às vezes a mudança parte de nós, e a culpa estava em mim e não nos outros.

Por isso não vou sair da Maçonaria, vou trabalhar a pedra bruta que atrapalha meu coração de ser paciente, tolerante, prestativo e compreensivo com meus Irmãos, para servir a sociedade de Maneira Justa e Perfeita, para que ela seja também um reflexo meu, e se ela precisar de mudanças é sinal que eu também preciso de mudanças, e Já que o Grande Arquiteto Do Universo é Deus, devo acreditar mais nele, para que sejamos cada vez melhores e mais fraternos.


Um Tríplice e Fraternal Abraço,


Vítor Andrade
Prof. de História / Pós Graduando em História da Maçonaria
Obreiro da A.’.R.’.L.’.S.’.Universitária Verdade e Evolução 3492

Recebi esse email do Ir.: Rochinha

Postado pelo Ir.: Cicero Carvalho

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RIR E RECOMEÇAR



São pequenas as coisas com que aprendemos muito: num dia de verão, eu estava na praia, espiando duas crianças na areia. Trabalhavam muito, construindo um castelo de areia molhada com torres, passarelas e passagens internas. Quando estavam perto do final do projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças iriam cair no choro, depois de tanto esforço e cuidado. Mas tive uma surpresa: em vez de chorar, elas correram para a praia, fugindo da água, rindo, de mãos dadas e começaram a construir outro castelo.

Compreendi que havia recebido ali uma importante lição: tudo em nossas vidas, todas as coisas que gastam tanto de nosso tempo e de nossa energia para construir, tudo é passageiro, tudo é feito de areia; o que permanece é só o relacionamento que temos com as outras pessoas. Mais cedo ou mais tarde, uma onda virá e destruirá ou apagará o que levamos tanto tempo para construir. E quando isso acontecer, somente aquele que tiver as mãos de outro alguém para segurar será capaz de rir e recomeçar.

Meu irmão se em 2011 algumas das suas realizações ou sonhos se ruíram, vamos dar as mãos  e em 2012 vamos recomeçar com mais força.

Feliz Ano Novo , a todos , muita saúde e paz, e  prosperidade.


Texto retirado do site de auto ajuda
Postado pelo Ir.: Cicero Carvalho

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

MAÇONARIA CONTRA AS DROGAS, UM PROJETO EM FAVOR DA VIDA.



O TRIPE
FAMILIA ESCOLA E COMUNIDADE
TRIANGULO
VITORIOSO
NA
PREVENÇÃO
AO
USO
DE
DROGAS
PREVENÇÃO É CHEGAR PRIMEIRO
QUE AS
DROGAS

O Grande Oriente do Brasil prega engajamento em soluções realistas e construtivas.
Para tanto a Maçonaria, em todo o território Nacional, abraça esta causa, convicta de que o instrumento para se ter algum êxito na profilaxia de drogas esta bem próximo de cada lar: A FAMILIA.

A prevenção é vitoriosa ou fracassada, primordialmente na família.
Ajudar as famílias a enfrentar este problema, prevenindo o uso e se ele começar, impedir que continue.
Esse sempre foi, e sempre será o objetivo da Maçonaria.

O responsável por esse blog, e em nome de todos os IIr.: se sente obrigado a abordar esse assunto grave e que esta presente nos lares brasileiro, causando dor, sofrimento e todo tipo de destruição da família.

Vamos reproduzir esse trabalho feito pelo GOB, em forma de Revista pesquisa, em out/1998. Mas que continua sendo atual.
Esse vai ser um assunto que será abordado em vários capítulos.

Realização
GRANDE ORIENTE DO BRASIL
SGAS Q.913 Conj. H
BRASILIA


Esse projeto foi apresentado na revista do GOB, em out/98, na gestão do Grão Mestre Geral – Adm. 1998/203,
Francisco Murilo Pinto.

Coordenador Nacional do Projeto

Advogado Jose Ricardo Roquete

Autor desta Revista-Pesquisa Advogado e Professor

Eurípedes Barbosa Nunes

Orientador Técnico e Cientifico

Professor Jamil Issy

Pesquisa aprovada pelo CONEN/GO(Conselho Estadual de Entorpecente de Goiás)
Brasília out/98


Essa pesquisa foi feita junto a publicação do GOB pelo Ir.: Cícero Carvalho
Postagem de responsabilidade do Ir.: Cícero Carvalho

Em breve iniciaremos a publicação do capitulo I

Capitulo I - O uso de drogas : Um entendimento inicial e como funciona a dependência



.

Ceará - Um Padre da Igreja Católica ingressou na Ordem Secreta Maçonica


Os Tempos estão mudando, o conhecimento sempre vai se sobre por aos dogmas.

A Ordem Maçônica Milenar, durante sua longa história teve sempre como grande rival a Igreja Católica Apostólica Romana. Por ser uma associação secreta e fugir do controle de todos; os católicos, nunca aceitaram e por não ter conhecimento das ações e de sua filosofia espalharam os mais absurdos boatos sobre a maçonaria. Quando um religioso resolvia ingressar na ordem secreta, logo era visitado por religiosos fazendo de tudo, com o objetivo de desestimular o profano a ingressar na maçonaria.
Hoje mesmo vivendo na era da tecnologia, do progresso, etc... a falta de conhecimento de muitos, ainda faz pensar, que a MAÇONARIA tem práticas absurdas.
O recado direto da maçonaria da região norte, do estado do Ceará, faz cair por terra, toda rejeição no meio católico.
Ingressou na Ordem Maçônica, na Loja Humberto Taumaturgo Dias Nº 37, do Oriente de Reriutaba, o padre CÍCERO GOMES DE SOUZA. O novo irmão iniciou no dia 09 de setembro de 2011 em Reriutaba.
O padre ou irmão Gomes teve uma passagem de seis meses em Ipu, sendo auxiliar do Mons. Moraes em 2007, na paróquia de São Sebastião. Ordenado na Espanha em 2010, atualmente, o Padre Gomes mora em Reriutaba.
Afirma que ingressou na Ordem maçônica, depois de várias consultas da filosofia maçônica e que tem observado em Reriutaba, que todo maçom tem um comportamento diferenciado. "É um homem de paz, compreensivo e de muito amor" disse o padre sobre os irmãos.
O padre irmão esteve na cidade de Ipu fazendo uma visita aos irmãos da Loja Vigário Bartolomeu Fagundes Nº 35, Oriente de Ipu, na última terça-feira dia 25.10.2011. Na oportunidade foi recepcionado pelas luzes da loja.
Se algum religioso tem dúvidas da ordem maçônica, pergunte ao Padre maçom "Gomes".


recebido via email do Ir.: Rochinha
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Árvore dos Problemas







Certo fazendeiro resolve contratar um carpinteiro para uma série de reparos em sua propriedade. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu de seu carro furou, fazendo com que ele deixasse de ganhar uma hora de trabalho. Sua serra elétrica quebrou, e aí ele cortou o dedo. Como se não bastasse, no final do dia, seu carro não funcionou.

Assim, o fazendeiro resolve oferecer carona para casa. Percorrida a viagem, o carpinteiro convidou-o a entrar e conhecer sua família. Quando os dois se dirigiam à porta da casa, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.

Ao abrir a porta de casa, o carpinteiro já parecia outro: os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso. Ele abraçou os filhos e beijou a esposa.

Após uma alegre refeição, o fazendeiro agradeceu e despediu-se de todos. O carpinteiro acompanhou seu convidado até o carro.

Assim que passaram pela árvore, o fazendeiro questionou seu anfitrião sobre o motivo pelo qual ele tocara na planta antes de entrar em casa.

- Ah! Esta é a minha planta dos problemas. Eu sei que não posso evitar todos os problemas no meu trabalho, mas eles não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo meus problemas nesta árvore quando chego em casa, e só os pego de volta no dia seguinte. E o senhor quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando volto para buscar meus problemas, eles não são nem metade daquilo que eu lembro de ter deixado na noite anterior.


Jamais descarregue seus problemas e frustrações nos outros, principalmente naqueles que você tanto ama.

Extraido de um site motivacional
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SOLENIDADE DE TROCA DE COMANDO EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS-GO




Solenidade de Posse que se realizou no dia 18/10/2011, as 10h00minh, no auditório do Fórum,
em Águas Lindas de Goiás GO.
Estiveram presentes varias autoridades civis e militares, representantes do Rotary, Lions,
Maçonaria e sociedades organizadas do Município, na troca de comando do 13º CRPM-GO,
região de Águas Lindas de Goiás, e outros Municípios.
Assumindo o Comando o Cel. Elias.
Pedimos que o Grande Arquiteto do Universo guie seus passos e o proteja nessa nova missão.
Abrilhantando a Cerimonia de Posse. A Banda da Policia Militar de Goiás.
O Evento contou com a presença da Loja Maçônica Mensageiros da Arte Real nº 3.189.
Oriente de Águas Lindas de Goiás.
Que enviou os seus membros para prestigiar a posse do Ir.: Elias.
Estiveram presentes:
Os IIr.: Gibrail, Pedroza, Demerval, Lanusse, Nildomar, Mauro, Clóvis, Jadir e Cícero.



Fotografias Ir.: Cícero Carvalho
Postagem Ir.: Cícero Carvalho