terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pedagogia da Tolerância

 
Conceito de Tolerância, segundo Freire - Virtude de convivência humana. Conviver com o diferente não é conviver com o inferior. Tolerar não é concordar com quem pensa diferente, demanda respeito que é uma ação, uma disponibilidade de aprender com o outro.

Tensão criativa da diversidade

Efeitos: Estimula a curiosidade; Questiona o poder e a opressão; Desestabiliza posições colocadas como verdades absolutas.

Ser tolerante é viver com tensão.
Respeitar as diferentes opiniões não é abster-se da luta e do diálogo e nem muito menos uma postura de manutenção, de posições exclusivistas e opressoras; E sim, defender posições progressistas de pensar um mundo possível e justo a todas as pessoas.
O ser humano faz e conduz a história, por isso, tem responsabilidade de cuidar do mundo e das pessoas que nele vivem e isso implica compromisso em relação as suas atitudes.
Não existe democracia com intolerância. Ela nos permite rever ideologias e sonhos para que estejamos indo ao encontro da humanidade e não a sua exploração.
Ser sujeito da história não é apenas querer mudar. É arriscar, e esta atitude constitui medo e coragem; Vontade de buscar mudança, pensar.
Jamais pensar em tolerância e suas significações, pensando em toda leva de discriminações, isso seria distorcer o conceito. Mas até onde vai nossa tolerância? Pergunta por si só intolerante, pois torna a tolerância um adjetivo, ao passo que ela é parte da convivência humana; e não um dom adquirido. A ela não se pressupõem que seja "usada" em determinadas situações. Não é limitada ou mesclada com a intolerância. É uma ação que promove o direito a vida digna, á diferença, à paz.

Extraído do Livro: Pedagogia da Tolerância parte I(blog Voz da Educação, prof. Brijha)
Autor: Paulo Freire
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho

Um comentário:

nildomar disse...

é de tolerância que precisamos para conviver bem com o semelhante