A palavra fraternidade vem do latim “frater” que dizer irmão. É uma associação usada para demonstrar que todos os homens podem viver como irmãos da mesma carne.
Ser fraterno, é ser irmão, é o inicio para uma nova vida. É dividir com o outro até o que não se tem.
A ideia de afecto, união, carinho ou parentesco entre irmãos estava presente na palavra - adelfótes correspondente no grego comum do primeiro século. Segundo o apóstolo Pedro era o tipo de união que identificava os verdadeiros cristãos. - 1Pedro 2:17
A fraternidade é expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem quando ela afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
A idéia de fraternidade estabelece que o homem, como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal estabelece com seus semelhantes uma relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.
Por isso, São João nos mostra que a fraternidade é uma forma de se viver, bem e em paz com nossos semelhantes.
Quando em sua primeira carta ele nos fala: Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, por que o amor vem de DEUS (G.:A.:D.:U.:), E todo que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
E ainda, nos deixou que temos este Mandamento: O QUE AMAR A DEUS, AME TAMBÉM A SEU IRMÃO.
Recebi por e-mail do Ir.: Nildomar
Postado pelo Ir.: Cicero Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário