quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MITO DA CAVERNA - PLATÃO

A cegueira de quem não quer ver!!!
O Mito da caverna nos leva a pensar em alguns pontos da nossa vida. O próprio mito nos revela como nos distraímos com algumas coisas tão banais e fúteis da vida, ou como no mito, as sombras em 2D, que não analisamos o contexto e a beleza das coisas mais profundamente – ou o dono da sombra.
 Eles ficavam admirando  as sombras das pessoas, animais, objetos que passavam, mas não viam como era este objeto realmente, não podiam ver como as pessoas e os animais eram sua cor, forma, aparência, só viam a sombra e não os donos das sombras.
 Mas quando um deles resolveu conhecer o mundo fora da caverna e tentou acordar os outros para a realidade, ele foi morto, porque achavam que somente aquilo, as sombras, eram a realidade, somente aquilo mostravam “o fascinante show da vida”.
No nosso hoje não é diferente A pessoa fica tão vidrada na TV, ou outro meio de comunicação qualquer, que não para, para observar a realidade a sua volta, não abre os olhos para contemplar os jogos dos políticos que não pensam na cidade, mas somente em si mesmos.
Uma pessoa assim só se movimenta, só vive se for através do interesse pessoal, não quer e, não interessa ver a  verdade. Devemos aproveitar cada segundo como se fosse o último, e não ficarmos somente na figura em @D, mas nos aprofundarmos nas formas e formatos das coisas em 3D, ou seja, não ficar só nas coisas planas, mas nos aprofundarmos mais nas coisas da vida, no aceso a sua casa, do seu filho na escola sem professor, no posto de saúde que não tem médico, no hospital de filas longas e sem remédios... os “porquês é assim?” e aproveitar os momentos da vida como se fosse o último, abrimos os olhos para a realidade e ver a vida como ela realmente é.
E para terminar, uma frase célebre:
Conhece-te a ti mesmo...” ou és uma simples sombra!!!

Enviado pelo Prof. Silvério Corrêa
Postado pelo Ir.: Cícero Carvalho

Nenhum comentário: